A fórmula do brilho

9beefc_921d877fa5de4ae486d32572159d4661.jpg

É um fato que hoje mulheres do mundo inteiro gastam fortunas nos salões de beleza para ter os cabelos lindos, hidratados e, principalmennte, brilhosos! Aqueles cabelos reluzentes e cheio de brilho parecem ser a requisito obrigatório. Ele está está nas capas das revistas, nas novelas, nas propangandas, em todos os lugares.
Pensando nisso, separei uma materia bem bacana que fala exatamento sobre a fórmula do brilho, com alguns produtinhos que podem ser usados para ajudar e algumas dicas também.

Nunca é demais lembrar que as cutículas do cabelo precisam estar alinhadas para que a luz, natural ou artificial, incida sobre ele e consiga se refletir, proporcionando o tão desejado brilho. Para ajudar nesse processo, os cosméticos capilares entram como superaliados. O pH ácido é essencial para alinhar e fechar as cutículas. No salão, a acidificação é feita com itens de pH entre 2 e 3. Em casa, a cliente pode usar aqueles valores entre 4 e 5. Mas um bom produto mesmo é aquele que contém agentes de hidratação, de selagem de cutículas e de proteção também.

RECEITAS DE SUCESSO
Na lista de componentes especiais dos produtos, estão os óleos, que agem como selantes das escamas.

oleos.jpg

Outros ingredientes que entram na receita do brilho perfeito são os agentes condicionantes, que possuem cargas positivas e neutralizam as negativas dos fios, facilitando o pentear e evitando que as escamas se desprendam da haste; proteínas e aminoácidos queratinizadores, que repóem massa capilar; protetores solares, que blindam contra os danos causados pelo raios UV e matém a cor; e vitaminas, poderosos antioxidantes, nutritivos e fortalecedores das fibras.
O uso tópico do Silicio organico age diretamente como principio ativo na saúde do couro cabeludo e, consequentemente, na luminosidade, facilitando também o crescimento, iniciando-se da raiz e garantindo um fio uniforme e brilhante.

Mas fique atenta, nem todo óleo é igual!!!

Num passado não muito distante, utilizava-se em abundância o óleo mineral para “tratar” as madeixas. Extremamente barato e derivado do petróleo, ele confere uma falsa sensação de hidratação. Sem qualquer valor nutritivo, pode ate dar brilho, mas deixa os cabelos pesados, sem balanço e dificulta a absorção de outras substâncias. Hoje, a presença maior nas formulações é dos óleos vegetais. Os de pracaxi e de ojon, ricos em gorduras, unem as cutículas dos fios , diminuindo o arrepiado e iluminando. O óleo de argan extraido das nozes de uma planta do Marrocos, também é bastante utilizado pelos fabricantes.

SILICONE, UM CASO ESPECIAL
Compostos semiorganicos derivados da sílica – que em seu estado natural pode ser encontrada no quartzo e na ametista – são largamente usados pelas empresas cosméticas. Uma das suas funções é a proteção térmica, por serem resistentes a altas temperaturas e envolverem os fios como um filme, protegendo-os dos calor da chapinha e do secador.
Dimeticones e dimeticóis, por exemplo, são responsaveis pela maciez e proteção. Os feniltrimeticones dão luminosidade. E os aminofuncionais são responsaveis pela reparação da cutícula. Os ciclometicones, por serem voláteis e de baixo peso molecular, deixam menos residuos. Podem inclusive, atuar como solventes para outros silicones de maior peso molecular.

DICA DE PRODUTOS

9beefc_565f496b4faa4540a5c2ac440fd3d176.jpg

Matrix: Isento de alcool, o concentrado Mega Gloss é enriquecido com proteína de pérola.

9beefc_a40a8d73b8d64c8f84272fa613c8d31b.png

Itallian Hairtech: Shiny Gloss Elixir Innovator combina 12 óleos (como o de coco, macadâmia, argan e oliva), carbocisteína, aminoácidos vegetais e silicones.

 

9beefc_89a0157c73a84bf7aa7a208b488abf2d.jpg
L’Oreal Professionel: Da linha Tecni.Art, o spray Crystal Gloss é ultrafino e oferece brilho de longa duração.

9beefc_f5e90848d08d42b5bf63bddb79eaa3fa.jpg

Keune: De suave fixação, o Brilliant Gloss Spray tem dimeticonol, que dá brilho, e DLP, que protege contra fatores externos.

 

 

 

Matéria original em: Cabelos & Cia, Taina Muller, ano 19 n° 230, Abril/2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s